sábado, 17 de abril de 2010

A criança está vida cá dentro, o tempo inteiro de uma vida.

Se eu tivesse que ser uma boneca seria a Emília.
Estive relendo Monteiro Lobato e viajei no tempo, voltei a minha infância, lembrei do Sítio do Pica-Pau Amarelo (versão televisiva), de seus personagens mais marcantes, das histórias transmitidas por Dona Benta, das aventuras vividas por Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Saci, Marquês de Rabicó, Zé Carneiro, Cuca e, é claro Emília. Recordei do Reino das Águas Claras, do príncipe encantado e certo de que iria se casar com Narizinho. De todas as lembranças que puxei de minha memória sobre o Sítio, é marcante a presença da boneca de pano Emília. Que delícia de personagem aquela boneca! Emília é inteligente, imaginativa, astuciosa e muito teimosa, possuidora de todas as virtudes que muita gente grande gostaria de ter. Onde será que a ficção imita a vida? Hoje me sinto Emília, meio moleca, meio mulher, mas certa de ser gente, não de pano.
Vejam o que encontrei na net sobre a referida boneca:

Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho. Nasce muda e é curada pelo doutor Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante". Emília, então, desembesta a falar: "Estou com um horrível gosto de sapo na boca!". Narizinho, preocupada, pediu ao "doutor" que a fizesse vomitar aquela pílula e engolir uma mais fraquinha. Mas, explicou Caramujo, aquilo era "fala recolhida", que não podia mais ficar "entalada". Ela é conhecida por volta e meia "abrir sua torneirinha de asneiras", principalmente quando quer explicar algo de difícil explicação ou justificar uma ação ou vontade. Além de falar muito, também costuma trocar os nomes de coisas ou pessoas por versões com sonoridade semelhante.
Emília é uma boneca de pano, recheada de macela. Em muitas histórias, ela troca de vestido, é consertada ou é recheada novamente. Narizinho também faz e refaz suas sobrancelhas (segundo Reinações de Narizinho) e seus olhos (que são de retrós e por isso arrebentam se Emília os arregala demais). Ela é capaz de andar e se movimentar livremente, porém muitas vezes é tratada por Narizinho como uma boneca comum e é "enfiada no bolso".
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlia).



P.S.: Eu tive uma igualzinha a essa da foto!!!

Seguidores